Pular para o conteúdo
Voltar

Policial Militar realiza palestras para pais de alunos com desvios de comportamento em escolas

A reunião aconteceu com pais de alunos na Escola Municipal Santa Isabel, em Nova Guarita.
Greyce Lima | Secom - MT

A reunião aconteceu com pais de alunos na Escola Municipal Santa Isabel, em Nova Guarita. - Foto por: PMMT
A reunião aconteceu com pais de alunos na Escola Municipal Santa Isabel, em Nova Guarita.
A | A

A Polícia Militar em Nova Guarita à (697 km de Cuiabá) realizou nesta semana uma reunião com 22 pais de alunos que apresentaram desvios de comportamento na escola. O atendimento foi conduzido pelo comandante do Núcleo de Polícia Militar na última quarta-feira (26.06) na Escola Municipal Santa Isabel.

A reunião entre os pais e o subtenente da PM Aloísio Marcel Pereira de Mattos, que é comandante do Núcleo de Polícia Militar foi realizada depois da solicitação da direção e dos professores da escola que demonstraram preocupação com o comportamento violento e descomprometido dos 22 alunos no ambiente escolar e também com a ausência dos pais na instituição de ensino.

Sensibilizado com os relatos da diretora e dos professores, o comandante da unidade da PM na cidade, subtenente Aloísio Marcel Pereira de Mattos preparou uma palestra educativa e propôs convidar os pais dos estudantes para uma conversa. Na reunião, os pais puderam participar de atividades de aproximação com os filhos e professores; a fim de reduzir a evasão escolar e acabar com situações de conflitos e desrespeito dos estudantes com os profissionais de educação. A presença e acompanhamento dos pais dos alunos na escola também foi um dos assuntos abordados no encontro, assim como a importância de serem pais participativos na vida dos filhos.

O subtenente da PM, Aloísio Marcel Pereira conta que a iniciativa de ajudar com as palestras para os pais, o sensibilizou devido sua história de vida. O militar que perdeu os pais aos três anos de idade, foi adotado pela tia divorciada, que trabalhava de lavadeira e também criava outros sete filhos e hoje ele e todos os irmãos têm formação superior.

Para o subtenente a presença da mãe e o valor à educação foram essenciais para ser tornar um bom cidadão.  A história de vida do policial militar e tudo que já presenciou exercendo a profissão de policial foram apresentadas aos participantes da reunião.

“Além de levar as palestras educativas, eu também apresentei um vídeo que mostra os filhos imitando tudo que os pais fazem, nós percebemos que os pais ficaram emocionados. Então decidi preparar uma surpresa para eles quando encerrasse o vídeo: os filhos deles entraram na sala e os pais se declararam para os filhos, foi muito bonito. Pai e mãe falando que amam os filhos,  pais estes que sabemos que estavam ausentes e indiferentes. As professoras já me disseram que houve uma mudança no comportamento das crianças. A Polícia Militar não é apenas ostensiva, somos humanos queremos ajudar a sociedade, então essas ações que são simples, fazem a diferença”, explica o subtenente Aloísio.

Nova Guarita é um dos municípios que apresentam um dos menores índices de criminalidade. O comandante da unidade da PM, subtenente Aloísio conta que as reuniões de acompanhamento com pais de alunos que apresentam desvios de comportamento já faz parte da programação da PM na cidade. Pais da Escola Municipal Planalto e da Escola Estadual 13 de Maio já receberam a palestra orientativa voltada para os pais de alunos. Além das palestras, os policiais também promovem atividades na unidade para as crianças, como conhecer as viaturas e os policiais da PM.