Pular para o conteúdo
Voltar

Polícia Militar promove Semana de Saúde Mental e Prevenção ao Suicídio em Cuiabá

Durante as palestras realizadas nos períodos matutino e vespertino, os policiais puderam saber mais sobre assuntos como ansiedade, depressão, saúde mental, estresse no trabalho, hábitos alimentares, comunicação não - violenta, informações sobre fatores de risco.
Assessoria | PMMT

O ciclo de palestras contou com a participação de 38 policiais militares e de especialistas e profissionais de saúde e foi transmitido pelo canal TV PM-MT do Youtube e redes sociais. - Foto por: PMMT
O ciclo de palestras contou com a participação de 38 policiais militares e de especialistas e profissionais de saúde e foi transmitido pelo canal TV PM-MT do Youtube e redes sociais.
A | A

Policiais militares participaram da ‘1ª edição da Semana de Saúde Mental e Prevenção ao Suicídio’, evento promovido pela Polícia Militar, por meio da Diretoria de Saúde, entre os dias 13 e 15 de setembro, no auditório do Comando Geral da PM, em Cuiabá. O ciclo de palestras contou com a participação de 38 policiais militares e de especialistas e profissionais de saúde e foi transmitido pelo canal TV PM-MT do Youtube e redes sociais. 

A ação da PM em alusão ao mês da Campanha Nacional setembro Amarelo, foi desenvolvida para conscientizar e orientar os policiais da instituição e seus familiares, sobre a importância de priorizar a saúde mental. O comandante – geral da PMMT, coronel Jonildo José de Assis afirma que a iniciativa tem como objetivo dar suporte para os policiais da instituição e principalmente orientá-los sobre a importância de priorizar e cuidar da saúde. “Muitos aqui convivem muito com o colega de trabalho e essas orientações, ajuda os policiais a identificar os sinais de que a saúde precisa ser priorizada”, destaca coronel Assis.  

Durante as palestras realizadas nos períodos matutino e vespertino, os policiais puderam saber mais sobre assuntos como ansiedade, depressão, saúde mental, estresse no trabalho, hábitos alimentares, comunicação não - violenta, informações sobre fatores de risco. Na ocasião, os palestrantes puderam também desmistificaram alguns tabus e mitos sobre suicídio. 

O coordenador de Assistência Social da PM, tenente-coronel Diego Fabiano Souza Tocantins explica que a iniciativa visa a prevenção. “Foram três dias intensos de muito conhecimento para a nossa tropa, por meio de palestras presenciais e também online com profissionais como psicólogos, assistentes sociais, psicanalistas, dentre outros especialistas que puderam esclarecer temas sensíveis, tirar dúvidas e oferecer ferramentas importantes de prevenção destinadas para os nossos policiais militares entenderem a importância do cuidado com a saúde mental”, ressalta o tenente-coronel.   

Serviço 

Para mais informações, a Diretoria de Saúde da PM fica localizada no Centro Político Administrativo, nas proximidades do Detran-MT, em Cuiabá. Para mais informações sobre os atendimentos, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (65) 3631-2730. 

Outro canal de apoio é o Centro de Valorização da Vida (CVV), que oferece apoio emocional e pode ajudar na prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente e sob total sigilo pelo telefone 188. Também há atendimento por e-mail e chat 24 horas todos os dias.