Pular para o conteúdo
Voltar

Corpo Musical da PM completa 129 anos de fundação

A live de 129 anos do Corpo Musical será realizada nesta na quarta-feira (20), às 19h30, no Jardim do Sesc Arsenal, em Cuiabá
Greyce Lima | Secom- MT

- Foto por: PMMT
A | A

Nesta terça-feira (19.10), o Corpo Musical da Polícia Militar completa 129 anos de fundação. Com a missão de levar alegria e cultura através de apresentações musicais, o trabalho da banda conquistou novos públicos em todo o país, fortalecendo ainda mais o laço entre a PM e a população.

Em 1892, ainda chamada de Banda da PM, o grupo contava com 16 praças, os policiais-músicos tinham que garantir apenas a marcialidade dos eventos promovidos pela Polícia Militar e oferecer entretenimento às praças aquarteladas.  Em 2007, a banda se tornou tornou Corpo Musical, ampliando as possibilidades de formações musicais, com um número maior de integrantes e um repertório musical mais amplo com a criação da Orquestra Popular Homens do Mato e do Núcleo de Choro.

A partir destes avanços, os policiais militares não pararam mais e no ano de 2016 veio o primeiro reconhecimento, o de Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado de Mato Grosso. O trabalho do Corpo Musical, que era restrito apenas as solenidades militares e eventos oficiais do estado, ao longo do tempo, conquistou participações em entidades não filantrópicas, hospitais, escolas, bairros, desfiles cívicos, ações sociais e tantos outras ocasiões. 

Em 2020, os 56 integrantes do Corpo Musical guardaram os instrumentos e somaram forças na Operação Dispersão da PM, no combate a proliferação do coronavírus. Conforme a pandemia acalmava, os policiais planejavam apresentações em forma de live e um novo repertório para continuar levando a alegria à população. A inovação do Corpo Musical levou bem estar para a internet, programas de televisão e para as redes sociais, como no Instagram que já conquistaram  mais de 100 mil seguidores.

O Núcleo Popular, por exemplo, criou novos projetos, como o “Sextou”, que leva animação e interação a órgãos públicos, entidades com gravações de vídeos irreverentes embaladas com músicas que estão fazendo sucesso.  E para comemorar o sucesso e o reconhecimento destes policiais, que levam alegria por onde passam, a PM prepara uma live animada para o homenagear o aniversário da tropa mais antiga da instituição. A live de 129 anos do Corpo Musical será realizada nesta na quarta-feira (20), às 19h30, no Jardim do Sesc Arsenal, em Cuiabá.