Pular para o conteúdo
Voltar

Integrantes da Corregedoria da PM participam de Seminário na AL

O seminário abordou combate ao abuso, exploração e violência contra crianças e adolescentes e foi conduzido por especialistas no tema.
Eliana Bess | PM/MT

- Foto por: Divulgação
A | A

Com o objetivo de atualizar as informações, três policiais militares da Corregedoria da Polícia Militar de Mato Grosso participaram do seminário sobre Combate ao Abuso, Exploração e Violência contra Crianças e Adolescentes, realizado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. O evento foi conduzido por especialistas no assunto, na manhã de terça-feira (08.05).

“Foi muito esclarecedor até mesmo para quem é da psicanálise, dentro do que tenho estudado. Nos deixaram bem a par da realidade. Como quando abordaram sobre as características da vítima e as dos abusadores. Foi um trabalho que superou as expectativas”, avaliou a coordenadora de Atendimento ao Cidadão e Estatística (Cace), da Corregedoria da PMMT, Vânia Garcia Rosa, que participou acompanhada do sargento Marcelo Alves dos Santos e do soldado Wandré Diogo de Meira.

O trabalho ofertado pelo poder público, na avaliação da coordenadora, ainda está aquém do necessário. “Além disso, vimos que só a punição do criminoso não resulta em solução. Precisa de tratamento, mas é uma questão que depende de política pública”, frisou Vânia.

O seminário abordou os temas “Causas e Efeitos Psicológicos e Sociais em Crianças e Adolescentes Vítimas da Violência Sexual” e o “Perfil do Abusador”, cuja palestra foi ministrada pelo perito criminal Sandro Cesar Roberto;  “Medidas Protetivas à Vítima do Abuso, Exploração e Violência”, com promotora Ducilei Maria Soares Ribeiro Ambrósio, do Ministério Público do Estado (MPE) e “Combate ao Abuso, Exploração e Violência contra Criança e Adolescente na Esfera Jurídica”, com o juiz Jamilson Haddad Campos, da 1ª Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Cuiabá.

O resultado da iniciativa embasará uma agenda de trabalho do deputado Dr. Leonardo (SD), no sentido de prevenir e combater crimes contra a criança e o adolescente.