Pular para o conteúdo
Voltar

Praças da PM iniciam curso para progressão de carreira de oficiais

Eliana Bess | PM/MT

- Foto por: AL SD PM BIAGGI/CCSMI
A | A

O governador do Estado deu início na terça-feira (05.06) ao último Curso de Habilitação de Oficial Administrativo (Choa), com 115 vagas preenchidas por 1º sargentos e subtenentes, os melhores qualificados no curso de Tecnólogo de Segurança Pública. Depois de formados, eles serão promovidos ao posto de 2º tenente da Polícia Militar do quadro de oficiais. A aula inaugural ocorreu no salão nobre do Palácio Paiaguás, com a presença de representantes do executivo e legislativos  estadual e municipal.

“É um sentimento de realização, a justiça sendo feita. Desde o início estamos lutando para que o curso fosse reconhecido e agora o curso está sendo concretizado”, pontuou o governador, que desde a atuação como senador defende a iniciativa. À época, ele destinou uma emenda parlamentar para o Choa, o que, segundo o comandante geral da PMMT, coronel Marcos Vieira da Cunha, já demonstrava sua preocupação com a segurança pública.

“Último curso do Choa está sendo esperado há quatro anos por conta da legislação dos requisitos para ascensão. Mesmo com dificuldades financeiras o governador nunca deixou de olhar para a segurança pública, para a progressão de carreira, indo ao encontro dos anseios dos militares que é a valorização e promoção. Os resultados do trabalho vêm, em parte, destas conquistas”, frisou coronel Cunha, ao citar a lei complementar 529 de 2014, que  estabelece a realização do último Curso de Habilitação de Oficial Administrativo.

Para o subtenente Lucas, que falou em nome dos inscritos no Choa, o governador fecha um ciclo histórico na corporação com o curso por proporcionar mais praças ao oficialato na mesma proporção. “O processo de formação acadêmica começou em 2012, com a Emenda Parlamentar e conclui agora, com a efetivação dessa ação”, destacou.

Choa

O Choa será ministrado em tempo integral, na Academia de Polícia Militar Costa Verde. Serão 1.600h de curso, distribuídas em quatro módulos, incluindo conteúdo teórico e estágio supervisionado, com o objetivo de ampliar os conhecimentos sobre as complexas atividades administrativas e operacionais da Polícia Militar, visando a promoção da ordem pública, por meios pacíficos e modernas técnicas e tecnologias. E preparar os alunos para o exercício das funções de oficial subalterno da corporação, com competências para que possam atuar de forma preventiva e repressiva ao crime, levando em conta os princípios da legalidade, da ética, da moral e especialmente, do respeito ao ser humano.