Pular para o conteúdo

CORPO MUSICAL


O Corpo Musical - PMMT tem por finalidade, através da música, aproximar a instituição Policia Militar-MT, junto à sociedade mato-grossense. No início, essa Unidade era denominada como Banda de Música. Criada em 19 de Outubro de 1892, através do Artigo 5º da Lei Nº 09, ato este assinado pelo Dr. Manoel Murtinho - Presidente do Estado de Mato Grosso teve seu início histórico contando com 16 (dezesseis) Praças. No seu passado marcante, tinha como missão garantir a marcialidade nos eventos militares e levar entretenimento às praças aquarteladas.
Devido a grande demanda de serviços destinados a Banda de Música junto a sociedade, viu-se a necessidade da criação de um Corpo Musical, ato este que se consolidou na gestão do então Governador do Estado Blairo Borges Maggi, que através da Lei Complementar Nº 271 de 11 Junho de 2007, e aprovado pela Assembléia Legislativa, cria o Corpo Musical da Polícia Militar, ampliando as possibilidades de formações musicais. Hoje o efetivo do Corpo Musical é composto por 66 policiais músicos, e contempla em sua nova estrutura, a Banda Musical, a Orquestra Popular Homens do Mato e o Núcleo de Choro.
Recentemente o Corpo Musical foi declarado como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do estado de Mato Grosso, através da lei nº 10.414 de 26 de Julho de 2016 de autoria do Deputado estadual Guilherme Maluf e sancionado pelo Governador Pedro Taques.
Ao longo dos seus cento e vinte e cinco anos de atuação o Corpo Musical vem atendendo diversos eventos, tais como: Formaturas militares, eventos oficiais do estado, Cultos, Missas, festas religiosas, eventos esportivos de diversas modalidades, inaugurações, aniversário de municípios, desfiles cívicos, eventos de organizações não governamentais, ações sociais etc.
Parabenizamos todos os policiais que ajudaram na construção desse belíssimo trabalho ao longo desses 125 anos e a todos os que são mantenedores e dão continuidade a esse sonho, pois apenas quem leva alegria para toda sociedade através da música sabe o seu verdadeiro significado.
Viva o Corpo Musical da PMMT.