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OBJETIVOS

 

- Desenvolver a habilidade de construir e reconstruir os saberes, de forma responsável, para que atue como protagonista no processo ensino-aprendizagem;

- Proporcionar um processo educacional adaptado a sua realidade teatro, dança, atividades culturais, simulados, atividades complementares à formação cidadã), enfatizando o desenvolvimento de habilidades conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais - DCN.

- Oportunizar atividades significativas que permitam estabelecer relações entre o cotidiano e o conhecimento formal (científico), o racional e o afetivo, o individual e o coletivo;

- Trabalhar, em espaços escolares e não escolares, na promoção da aprendizagem em diferentes fases do desenvolvimento, em diversos níveis e modalidades do processo educativo.

- Reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais e afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas.

- Relacionar as linguagens dos meios de comunicação aplicadas à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas.

- Promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade.

- Identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras.

- Demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras.

- Desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento.

- Utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos.