Pular para o conteúdo

Localização: Rodovia Hélder Cândia, KM 2, CEP: 78.098-150.

Bairro: Vale dos Lírios- Município de Cuiabá – Mato Grosso.

Forma de organização Acadêmica/ Administrativa: Instituição Pública.

Data de Criação: 08 de maio de 1973. Decreto-Lei nº 1469 de 08 de maio de 1973.

 

A Escola Superior de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (ESFAP) é uma Instituição de Ensino com mais de quarenta anos de existência, e atua na busca da excelência na qualidade de ensino no que tange à formação, capacitação, treinamento, estágio e demais atividades que são submetidas às Praças de nossa Corporação, sempre com o propósito de melhor atender a sociedade mato-grossense, com profissionais de segurança pública voltados para a doutrina dos Direitos Humanos e o respeito à dignidade humana, consciente de seus direitos e deveres; enfim, atuando com segurança em suas ações no mister da segurança pública no nosso Estado.

Nesse contexto, relembram-se fragmentos da história e evolução do ensino policial militar no Estado, e da nossa valorosa “escola do saber” até os dias atuais:

Durante o “Estado Novo” (1.937) Getúlio Vargas consolidou o poder discricionário no Brasil até 1945. O Bacharel Júlio Strubing Muller foi interventor em Mato Grosso durante 08 (oito) anos. Apesar da ditadura, a Polícia Militar passou por um período de crescimento, de reestruturação, com aumento de efetivo, com oficiais e sargentos matriculados nas escolas de São Paulo e Rio de Janeiro, pois naquela época não existia no Estado uma unidade de ensino voltada para a formação de Oficiais e Praças da Policia Militar.

Na década de 40 (1943) chegaram os primeiros oficiais diplomados pelas escolas do Rio de Janeiro e de São Paulo, um Capitão com curso de aperfeiçoamento e Sargentos monitores, e nos anos de 1944 e 1945 duas turmas de aspirantes se diplomaram.

Já na década de 50, funcionou em Cuiabá no Centro de Instrução Militar (CIM) o Curso de Formação de Oficiais, ocasião em que, em 06 (seis) turmas, foram diplomados 52 (cinquenta e dois) oficiais até 1960, quando o Curso deixou de funcionar.

Em 1973, através do Decreto Lei nº 1469 de 08 de maio de 1973 foi criado o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), que teria sede própria em Várzea Grande, com a missão precípua de instruir, capacitar e aperfeiçoar profissionais na área da Segurança Pública, tendo como primeiro Comandante o então Maj PM Joacyr Sebastião da Silva.

As atividades do CFAP tiveram inicio nas instalações no Quartel do 1º BPM em substituição ao antigo Centro de Instrução Militar (CIM), que durante 22 anos prestava seus serviços a PM, formando Oficiais, Sargentos e Cabos ao longo dessas décadas. Entretanto, a organização do CIM tornara-se acanhada para o nosso efetivo policial, necessitando de ampliação no campo de aprendizagem de praças para um serviço cada vez mais complexo.

É bem verdade que o CFAP não obteve grande êxito no decurso de seus primeiros anos de funcionamento, pois ficara ele, como o antigo Centro, em duas acanhadas salas de aula no velho Quartel (1º BPM) da Rua 15 de novembro, produzindo pouco até 1977, quando foi desativado.

Como a demanda de formação e aperfeiçoamento de praças crescia significativamente, dado o surto migratório, em todas as áreas de um novo Mato Grosso, necessitando sempre de maiores e mais hábeis efetivos policiais, o então Capitão PM Altair das Neves Magalhães, ativou o Centro de Formação no Quartel da 3ª Companhia de Policia Militar em Rosário Oeste – MT, suprindo os quadros de praças na medida do possível até 1979, época em que um “Quartel Escola” estava sendo construído na cidade de Várzea Grande – MT, e nesse mesmo ano, no dia 18 de setembro eram inauguradas as instalações do novo Quartel no bairro Costa Verde, onde o CFAP veio acomodar-se, já com a denominação “Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças”, com o mister de suprir as necessidades da corporação miliciana no tocante a formação, aperfeiçoamento, capacitação e especialização das praças dessa briosa Policia Militar.

Contudo, no ano 1994 foi desativado, cedendo suas instalações a Academia de Policia Militar Costa Verde (APMCV), sendo reativado em maio de 1998 nas instalações de uma escola estadual localizada no bairro do CPA-III em Cuiabá-MT.

Com a finalidade de adequar as instalações à necessidade de unidade escola, em fevereiro de 2006, o CFAP foi transferido para as instalações onde funcionava O Batalhão de Operações Especiais – BOPE, localizado a Rodovia Helder Candia Km 2, em Cuiabá MT, onde se encontra atualmente, local amplo, sede de uma antiga Escola Primária, contando com área de lazer, dez salas de aula, sala de informática, biblioteca, acomodações administrativas, pedagógicas e de Comando Militar.

Destarte, vislumbramos no CFAP a realização de vários cursos no período de 1979 a 2013, com a formação, aperfeiçoamento e capacitação de aproximadamente 9000 (nove mil) PM, distribuídos nos seguintes cursos: 31 (trinta e um) turmas nos cursos de formação de soldados PM, estando a 31ª em formação, 15 (quinze) de formação de cabos PM, sendo 03 (três) de Cabos PM músicos; 12 (doze) de formação de Sargentos PM, sendo 02 (dois) de Sargentos músicos; 14 (catorze) cursos de aperfeiçoamento de Sargentos, sendo 01 (um) de aperfeiçoamentos de Sargentos músico, além dos diversos cursos de capacitação continuada, capacitação para policiais reincluídos, capacitação de guarda patrimonial, Procedimento Operacional Padrão (multiplicadores), entre outros; todos voltados a prestação de um serviço de qualidade na área de segurança pública da qual a sociedade mato-grossense almeja e sonha.

No ano de 2014 foi efetivada mais uma grande conquista para a história da Unidade de Ensino que forma, capacita e aperfeiçoa as Praças da PMMT. Com a proposta e realização do 29º Curso de Formação de Soldados em nível Superior, Tecnólogo em Segurança Pública, o primeiro a elevar o nível da formação dos nossos profissionais. Essa proposta foi autorizada após uma avaliação de autorização de funcionamento de curso superior pelo órgão responsável por acompanhar, avaliar e autorizar o sistema estadual de ensino superior, alterando assim a nomenclatura do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, para Escola Superior de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (ESFAP), este é o marco histórico da ESFAP que a consolida como uma Instituição de Ensino Superior.