SÍNTESE HISTÓRICA OFICIAL
(PARA USO EM CERIMONIAL)

NOME DA INSTITUIÇÃO

Polícia Militar do Estado de Mato Grosso.

DATA DA CRIAÇÃO

Termo dos Primeiros Exploradores das Minas do Arraial do Cuyaba, de 06 de Novembro de 1.720 - Oficializado pela Lei Estadual nº 9.768, de 28 de Junho de 2012. (publicada no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso de 28/06/2012).

LOCALIZAÇÃO

Sediada no Quartel do Comando Geral, localizado á Avenida Historiador Rubens de Mendonça, nº 6.135, Bairro: Novo Paraíso, CEP: 78.055 - 500 – Cuiabá/MT – Site Oficial: www.pm.mt.gov.br.

MISSÃO DA ORGANIZAÇÃO MILITAR

Cumprir o preceito contido no Art. 144, § 5º, da Constituição Federal, que estabelece como missão o exercício da Polícia Ostensiva e a Preservação da Ordem Pública, por meio da atividade de Policiamento Ostensivo, para prevenir e reprimir de forma imediata tudo que vier a se contrapor à Paz, ao Sossego e a Tranquilidade Pública do valoroso Povo que vive neste imenso rincão Mato-Grossense

DADOS HISTÓRICOS RELEVANTES

Nos 293 anos de sua História, a Gloriosa Polícia Militar teve participação em destacados fatos da História Mato-Grossense e Nacional: Em 1726 na Recepção Oficial no Arraial do Cuyaba ao 1º Governador e Capitão-General da Capitania de São Paulo (a que pertencia Mato Grosso); Em 1727 na elevação do Arraial do Cuyaba à Villa; Em 1751 na Recepção Oficial na Villa Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá a Dom Antônio Rolim de Moura - 1º Governador e Capitão-General da Capitania de Mato Grosso; Em 1752 na fundação de Villa Bela; Em 1818 na elevação de Cuiabá de Vila à Cidade; De 1865 à 1870 na Guerra do Paraguai - Em 1867 na retomada de Corumbá; Em 1868 no atendimento às vítimas da varíola, a qual dizimando civis e parte dos efetivos da Polícia, deixou Cuiabá em situação angustiante; Em 1892 no Massacre de Rosário Oeste; Em 1899 nas Revoluções de Tótó Paes; Em 1909 no atendimento às vítimas do flagelo do tifo desintérico em Cuiabá, o qual pôs em desespero a Sociedade Cuiabana e das circunvizinhanças, atingindo também uma parte dos efetivos da Polícia; Em 1925 na luta armada entre Morbeck e Carvalhinho; Em 1926 no combate à Coluna Prestes; Em 1930 na Revolta de Villa Bela; Em 1931 no combate aos jagunços de Doninha em Poconé; Em 1974 no Estado de Calamidade Pública em atendimento e salvamento de vítimas da grande enchente de Cuiabá.

Sempre presente, atuando e servindo ao cidadão em cada um dos 141 Municípios de nosso Estado, a Polícia Militar Mato-Grossense jamais mudou seu ideal de atuar no desempenho de atividades policiais de garantia da Segurança da população, mediante o Estabelecimento e a Preservação de uma Ordem Pública comum a todos os cidadãos. No percurso tricentenário da Corporação, esse desiderato diuturno e incessante tem sido ininterrupto em cada um dos 365 dias de cada ano, desde 1720 aos dias de hoje, o que faz da Polícia Militar de Mato Grosso, na atualidade, a Instituição Pública mais antiga em atividade do nosso Estado.

COMANDANTE GERAL DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE MATO GROSSO

Desde 21 de Janeiro de 2013 tem como Comandante Geral o Senhor Nerci AdrianoDenardi – Cel QOPM.

COLABORADORES:

PEDRO SIDNEY FIGUEIREDO DE SOUZA – CEL RR PMMT: É Graduado em História pela Universidade de Várzea Grande – UNIVAG/MT, Pós-Graduado com Especialização em História, Região e Fronteira pela Universidade de Várzea Grande – UNIVAG/MT, possui o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais/PMESP, Especialização em Gestão Organizacional de Segurança Pública/Altos Estudos – Curso Superior de Polícia/PM-MT e Universidade de Mato Grosso/UNEMAT, e-mail:celsidney@hotmail.com

WILAME ALVES DE ALMEIDA – TEN CEL PMMT: É Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário Cândido Mariano Rondon – UNIRONDON/MT, Pós-Graduado com Especialização em Direitos Humanos Internacional pela Universidade Federal de Alagoas e Amnistia Internacional, Especialização em Gestão de Segurança Pública – Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais/PM-MT, Especialização em Política, Estratégia e Gestão – Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra/MT, Especialização em Gestão Organizacional de Segurança Pública/Altos Estudos – Curso Superior de Polícia/PM-MT e Universidade de Mato Grosso/UNEMAT, e-mail: wilame@pm.mt.gov.br

ORIVALDO PERES BERGAS – MSc: É Graduado em Ciências Sociais (História, Geografia, Ciência Política) pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e letras de Paranavaí – FAFIPA, em Paranavaí/PR, Bacharel em Direito pela Faculdade Afirmativo – FAFI, em Cuiabá/MT, possui Mestrado em Agricultura Tropical pela Universidade Federal de Mato Grosso na Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária – UFMT/FAMEV, em Cuiabá/MT, Mestrado profissional em Educação, Sociedade e Psicanálise pelo Instituto Superior de Educação e Teologia – INSET, em Itanhém/SP, possui Especialização em Metodologia de Ensino Superior pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, no Rio de Janeiro/RJ, Especialização em Metodologia de Pesquisa pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, no Rio de Janeiro/RJ, Doutorando em Educação pela Universidade de Wisconsin/USA, e-mail: professorbergas@hotmai.com