Pular para o conteúdo

Publicador de conteúdo web Publicador de conteúdo web

APRESENTAÇÃO

Síntese Sobre os Feitos do Cel da Força Pública (FP) Temístocles Aristeu de Carvalho

     Pouco são os trabalhos dissertativos feitos pelos milicianos de nosso Estado, quando nos referimos ao retratar a história e cotidiano da nossa caserna na Polícia Militar de Mato Grosso.
     É sabido que existe somente uma obra de referência, feita pelo saudoso Cel. PM Ubaldo Monteiro que fez um pequeno resumo descrevendo os principais fatos ocorridos assim como também mencionou as personagens que comporão cada período por ele abordados.
     Fazendo um levantamento nos arquivos da nossa Corporação, na tentativa de encontrar indícios de algum miliciano da década de 30 e 40 que tinha essa preocupação de resgatar a memória de nossa cultura miliciana.
     No decorrer na pesquisa palmilhando o Boletim do Comando Geral de nº 226 de 04 de outubro de 1947, nos deparamos com um fato novo e instigante, se não vejamos: por determinação do Comandante Geral da Policia Militar o então Coronel João Luiz de Carvalho, designou o Major Temístocles Aristeu de Carvalho, ficando encarregado de organizar um resumo histórico da Corporação.
     No decorrer da pesquisa foi constatado no ano seguinte pelo Boletim do Comando Geral de nº 098de 30 de abril de 1948, como podemos observar “(...) O Major Temístocles Aristeu de Carvalho, em parte de hoje, encaminhando o rascunho do Histórico desta PM, por ele organizado a ordem deste Comando Geral – publique-se”.
     É interessante notar, que esse rascunho não se encontra nos anais da Policia Militar, mesmo porque nessa década de 40, há notícias contadas pelos milicianos mais antigos que houve um incêndio destruído grande parte dos documentos oficiais da Corporação.
     Torna-se necessário frisar, que Tenente Coronel Temístocles Aristeu de Carvalho, já se encontrava na reserva no de 1956, quando recebeu o convite do governador J. Ponce de Arruda, para comandar a Policia Militar de Mato Grosso. Nesse ínterim aceitou e assumiu o comando em 31 de janeiro de 1956 e permanecendo até 02 de agosto de 1957.